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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO DA MEMÓRIA SOBRE HANSENÍASE PARA ADOLESCENTES
Abstract
O objetivo deste estudo foi descrever o processo de construção e validação de um
jogo da memória sobre hanseníase, para adolescentes. Hanseníase é uma doença
crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae. A
magnitude e o alto poder incapacitante mantêm a doença como um problema de
saúde pública. Apesar da taxa de prevalência ter reduzido nos últimos cincos anos,
a taxa de detecção mostrou-se elevada para o período de 2012 a 2016, para
menores de 15 anos, caracterizando uma alta endemicidade. Trata-se de estudo
metodológico de desenvolvimento de uma tecnologia educacional, sobre
hanseníase, para adolescentes, com abordagem quantitativa. Os dados foram
analisados pelo Cálculo de Validade de Conteúdo, que possibilitou verificar a
congruência da opinião dos juízes especialistas por meio da proporção de
concordância sobre os aspectos do instrumento a validar. A validade semântica ou
de aparência é relativa ao significado das palavras, equivalência do idioma e
linguagem, refere-se às expressões coloquiais e aborda situações coerentes com o
contexto cultural e o conceito explorado. Vale ressaltar que o I-CVI, o S-CVI/AVE e o
S-CVI foram calculados separadamente nas validações de conteúdo, linguagem e
aparência, uma vez que cada etapa da validação teve um objetivo específico.
Considerando-se como aprovado o item que obteve média igual ou superior a 0,8, o
coeficiente de validade pode ser de 0,7 ou mais, para esta pesquisa foi adotado o
valor de proporção de concordância, entre os juízes, correspondente a 85%. O jogo
da memória foi validado como uma tecnologia educacional, pois obteve o S-CVI de
88,63% de congruência nas respostas dos juízes. O jogo da memória sobre
hanseníase para adolescentes, validado como uma nova tecnologia educacional,
torna-se mais uma ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, além de
desenvolver a parte cognitiva do adolescente, e poderá ajudá-los no convívio social
por meio da interação e da participação, possibilitando, nas atividades em grupo, o
respeito às diferenças e a socialização. A construção de um jogo da memória sobre
hanseníase foi baseada nas orientações do Ministério da Saúde, validado por 22
juízes e está adequado para a utilização com adolescentes escolares, assim como
para os profissionais que trabalham com educação em saúde, em qualquer cenário,
na escola, ambulatório e hospitais. Apresenta uma linguagem clara, objetiva e
imagens atrativas, facilitando a compreensão e o processo ensino-aprendizagem. A
tecnologia educacional proposta, jogo da memória, irá trazer para os adolescentes
no processo de ensino o estímulo ao aprendizado, o convívio social, as regras,
limites, interação com os grupos e entre pares, tendo, a princípio, o educador como
mediador. O jogo oportunizará o conhecimento da patologia, desmistificando o
estigma e o preconceito por parte de alunos, professores, gerentes, pais e
comunidade em geral, conscientizando-os a respeito da transmissibilidade e cura.
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Miscellaneous