Back to search
Publication

Hanseníase, vulnerabilidades e estigma:

Abstract

A hanseníase é uma enfermidade milenar e infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium Leprae que atinge principalmente pele e nervos periféricos, podendo causar incapacidades físicas. Sua história é marcada por segregação e internações compulsórias cujos reflexos hoje em dia são o estigma e a discriminação.

Nosso livro tem como objetivo compreender as vulnerabilidades que envolvem as pessoas acometidas pela hanseníase, por meio de uma revisão integrativa de literatura que indicou as vulnerabilidades e estigmas associados à enfermidade e uma metanálise das falas dos entrevistados, encontradas nos artigos selecionados da qual derivou quatro categorias. Determinamos como critérios de inclusão as pesquisas que estivessem em formato artigo, abordando vulnerabilidades, estigmas e medos enfrentados pelas pessoas acometidas pela hanseníase, disponíveis nas bases de dados da plataforma Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), publicadas em língua portuguesa, realizadas em território nacional e com recorte temporal de 2016 a 2020. Como critério de exclusão foram escolhidos artigos com enfoque em questões unicamente biológicas da enfermidade  ou outra vertente  não  abordada neste trabalho. Foram selecionados 30 artigos.

Concluiu-se que as pessoas acometidas pela hanseníase se encontram majoritariamente em um grupo populacional vivenciando pobreza, menor grau de escolaridade, em idade economicamente ativa, com predominância no sexo masculino e na população parda, com escassez de informações acerca da hanseníase. Essa população necessita de atenção com o olhar aprumado da Saúde Coletiva e ações voltadas para promoção e educação em saúde, além de políticas públicas realmente efetivas para a melhora do atual cenário da hanseníase no Brasil.

More information

Type
Book