TY - JOUR KW - Genética Humana KW - Genótipo KW - Caso-controle KW - Imunologia KW - Polimorfismo AU - Araújo N AU - Freitas H. de A AU - Oliveira S. P AU - Lima V. F AU - dos Santos K. P AU - Sales-Marques C AB -
A hanseníase é uma doença contagiosa causada pela Mycobacterium leprae. Evidências demonstraram que fatores de susceptibilidade genética influenciam no desenvolvimento da doença. Os SNPs no gene IRGM são candidatos a associação a doença, no entanto, essa investigação ainda não havia sido feita na população de Alagoas. O objetivo deste estudo foi investigar a associação do rs13361189-IRGM e a hanseníase na população do agreste alagoano. Foi realizado um estudo do tipo caso-controle, incluindo indivíduos sem hanseníase (controle) e indivíduos com hanseníase (casos), cujo material biológico coletado foi de sangue total periférico que foi submetido a procedimentos laboratoriais. Ao comparar as frequências do genótipo CC entre os grupos, observa-se a frequência de 4% nos casos e de 3% nos controles, resultando em valores de OR que indicam ausência de associação do SNP estudado com a hanseníase (OR= 1,37 e p-valor= 0,68). Em todos os modelos genéticos, as análises demonstraram ausência de associação do referido SNP com a hanseníase. O estudo fornece informações que contribuem para o conhecimento a respeito dos marcadores genéticos associados com a hanseníase no Brasil.
BT - Revista Eletrônica Extensão em Debate ET - Anais de Enfermagem IS - 14 LA - Por N2 -A hanseníase é uma doença contagiosa causada pela Mycobacterium leprae. Evidências demonstraram que fatores de susceptibilidade genética influenciam no desenvolvimento da doença. Os SNPs no gene IRGM são candidatos a associação a doença, no entanto, essa investigação ainda não havia sido feita na população de Alagoas. O objetivo deste estudo foi investigar a associação do rs13361189-IRGM e a hanseníase na população do agreste alagoano. Foi realizado um estudo do tipo caso-controle, incluindo indivíduos sem hanseníase (controle) e indivíduos com hanseníase (casos), cujo material biológico coletado foi de sangue total periférico que foi submetido a procedimentos laboratoriais. Ao comparar as frequências do genótipo CC entre os grupos, observa-se a frequência de 4% nos casos e de 3% nos controles, resultando em valores de OR que indicam ausência de associação do SNP estudado com a hanseníase (OR= 1,37 e p-valor= 0,68). Em todos os modelos genéticos, as análises demonstraram ausência de associação do referido SNP com a hanseníase. O estudo fornece informações que contribuem para o conhecimento a respeito dos marcadores genéticos associados com a hanseníase no Brasil.
PY - 2023 SP - 1 EP - 8 T2 - Revista Eletrônica Extensão em Debate TI - Associação entre o polimorfismo rs13361189 no gene irgm e a hanseníase na população do agreste alagoano UR - https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15412/10783 VL - 12 SN - 2236-5842 ER -