TY - JOUR
KW - Leprosy
KW - Diagnosis
KW - Covid-19
AU - Tomasson ML
AU - Uyeda E
AU - Uyeda H
AU - Seibert JM
AU - Dalacqua MJ
AB - A hanseníase, também conhecida por lepra, consiste em uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium leprae, parasita intracelular obrigatório que possui afinidade pelas células cutâneas e nervos periféricos ocasionando uma doença com duração prolongada e com alto potencial evolutivo para lesões incapacitantes, refletindo o nível socioeconômico dos países acometidos. O combate da Pandemia do Covid-19, implicou em uma reconfiguração nos serviços de saúde para lidar com a emergência global, o que resultou na postergação de atendimentos ambulatoriais regulares, afetando o diagnóstico e tratamento de diversas doenças, incluindo a hanseníase. Este estudo objetivou analisar o impacto dessas mudanças no diagnóstico e manejo da hanseníase no município de Cascavel-PR, observando uma redução significativa nos novos casos e um aumento nas recidivas durante e após a pandemia, sugerindo a subnotificação devido ao acesso limitado aos serviços de saúde. O estudo destaca a importância de fortalecer a vigilância e o rastreamento de contactantes, além de implementar estratégias para garantir a continuidade do cuidado, mesmo em contextos de crise sanitária, visando minimizar o impacto em doenças de evolução prolongada como a hanseníase.
BT - Research, Society and Development
DO - 10.33448/rsd-v14i10.49771
IS - 10
LA - POR
M3 - Article
N2 - A hanseníase, também conhecida por lepra, consiste em uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium leprae, parasita intracelular obrigatório que possui afinidade pelas células cutâneas e nervos periféricos ocasionando uma doença com duração prolongada e com alto potencial evolutivo para lesões incapacitantes, refletindo o nível socioeconômico dos países acometidos. O combate da Pandemia do Covid-19, implicou em uma reconfiguração nos serviços de saúde para lidar com a emergência global, o que resultou na postergação de atendimentos ambulatoriais regulares, afetando o diagnóstico e tratamento de diversas doenças, incluindo a hanseníase. Este estudo objetivou analisar o impacto dessas mudanças no diagnóstico e manejo da hanseníase no município de Cascavel-PR, observando uma redução significativa nos novos casos e um aumento nas recidivas durante e após a pandemia, sugerindo a subnotificação devido ao acesso limitado aos serviços de saúde. O estudo destaca a importância de fortalecer a vigilância e o rastreamento de contactantes, além de implementar estratégias para garantir a continuidade do cuidado, mesmo em contextos de crise sanitária, visando minimizar o impacto em doenças de evolução prolongada como a hanseníase.
PB - Research, Society and Development
PY - 2025
SP - 1
EP - 16
T2 - Research, Society and Development
TI - O impacto da pandemia da Covid-19 no número e evolução dos casos de hanseníase no município de Cascavel, estado do Paraná
UR - https://rsdjournal.org/rsd/article/view/49771/38926
VL - 14
SN - 2525-3409
ER -