@article{98804, keywords = {General Medicine, Hanseníase, Comunicação, Educação em saúde, Treinamento por simulação}, author = {Barbosa MDS and Morais CGS and Freitas VMDS and Alvim LDS and Laurindo CR and Souza EDOMD and Coelho ADCO}, title = {Elaboração e validação de cenários de simulação clínica em hanseníase: comunicação em saúde}, abstract = {

Objetivo: construir e validar cenários de simulação clínica para desenvolvimento da habilidade de comunicação em saúde de estudantes/profissionais no atendimento aos pacientes com hanseníase e seus contactantes.

Método: desenvolveu-se pesquisa metodológica de novembro de 2020 a dezembro de 2021 em três etapas: construção dos cenários, validação e realização do teste piloto. A construção dos cenários se deu com base na literatura. Participaram da validação dez juízes com expertise em hanseníase e/ou simulação clínica, avaliando os cenários de forma remota por meio de formulários do Google Forms, pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC), no qual um cenário é validado se seu IVC for ≥ 0,80. Os dados foram analisados no software SPSS. O teste piloto foi dividido em: exposição de aula teórica, participação do cenário e debriefing. Participaram cinco estudantes e um profissional da área da saúde.

Resultados: Foram elaborados três cenários: suspeição diagnóstica e classificação em hanseníase; vigilância dos contatos e informações sobre aplicação da vacina BCG; consulta na alta por cura, contendo, respectivamente, nove, oito e nove itens, todos com concordância satisfatória (IVC ≥ 0,90).

Conclusão: considerou-se validados os cenários da pesquisa, estando disponíveis como novo material didático para fomentar o ensino na área da saúde.

}, year = {2023}, journal = {Ciência, Cuidado e Saúde}, volume = {22}, pages = {1-10}, publisher = {Universidade Estadual de Maringa}, issn = {1984-7513, 1677-3861}, url = {http://www.revenf.bvs.br/pdf/ccs/v22/1677-3861-ccs-22-e62342.pdf}, doi = {10.4025/ciencuidsaude.v22i0.62342}, language = {Por,Eng}, }