@article{98009, keywords = {General Earth and Planetary Sciences, General Engineering, General Environmental Science}, author = {Pires CAA and Carneiro FRO and Dos Santos MAL and Santos FA and Araujo AAR and De Araujo CR and Colli GM and Leal JP}, title = {Avaliação da presença de sintomas depressivos em pacientes com hanseníase em um centro de referência na Amazônia}, abstract = {

Introdução: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de caráter crônico e incapacitante. Os principais sinais e sintomas incluem manchas hipocrômicas, acastanhadas ou avermelhadas com alteração de sensibilidade, além de parestesias em membros e pele infiltrada.  Ela também pode gerar incapacidades e algum grau de limitação da vida social o que impacta negativamente a qualidade de vida dos pacientes que a possuem, afetando sua autoestima e, por consequência, sua saúde mental.

Objetivo: analisar a frequência de sintomas depressivos em pacientes acometidos por Hanseníase atendidos em um centro de referência.

Método: estudo descritivo, observacional e unicêntrico com 30 pacientes diagnosticados com hanseníase, atendidos no Ambulatório de Dermatologia da Universidade do Estado do Pará, em 2022, a fim de avaliar sintomas depressivos através da escala de depressão de Beck e correlaciona-los com dados clínicos.

Limitações do Estudo: preenchimento incompleto dos formulários utilizados para a coleta dos dados. 

Conclusão: conclui-se que os pacientes tinham distribuição igual entre os sexos, estavam predominantemente na faixa etária acima de 50 anos e apresentavam forma clínica dimorfa. 16,67% apresentaram sintomas depressivos moderados a graves.

}, year = {2023}, journal = {Brazilian Journal of Development}, volume = {9}, pages = {11878-11890}, publisher = {South Florida Publishing LLC}, issn = {2525-8761}, url = {https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58359/42517}, doi = {10.34117/bjdv9n3-192}, language = {Por}, }