@article{96159, keywords = {General Nursing}, author = {Santos TA and Araújo BDFPD and Neto WB and Araújo ECD and Vasconcelos EMRD and Monteiro E}, title = {Protagonismo de adolescentes na criação de um storyboard para um jogo digital sobre hanseníase}, abstract = {Objetivo: descrever o protagonismo de adolescentes escolares na elaboração de um storyboard para um jogo digital educacional sobre hanseníase.Método: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação. Realizado em uma escola pública em Pernambuco (Brasil) em 2019. Ocorreram oito oficinas pedagógicas com escolares, para conhecimento e construção do jogo digital educacional, utilizando o software Scratch versão 2.0. O processo de produção seguiu o modelo de desenvolvimento de material educativo digital, criado por Falkembach.Resultados: a ação educativa instrumentalizou as potencialidades e estimulou a criatividade dos adolescentes para assumirem uma atitude de protagonismo na elaboração do storyboard para um jogo digital sobre hanseníase.Conclusão: os adolescentes assumiram uma postura de protagonismo na criação do storyboard de um jogo digital sobre hanseníase. O interesse em utilizar o ambiente virtual concorreu para a desenvoltura e criatividade dos adolescentes ao serem instigados e terem acesso a condições propícias para a elaboração do storyboard.}, year = {2021}, journal = {Cogitare Enfermagem}, volume = {26}, publisher = {Universidade Federal do Parana}, issn = {2176-9133, 1414-8536}, url = {https://www.scielo.br/j/cenf/a/kwppd8dYQj5KJh6QJ3yffbm/?format=pdf&lang=pt}, doi = {10.5380/ce.v26i0.71478}, language = {por, eng}, }